
Foto: Norton Avila
Está agendada para a próxima segunda-feira, dia 21, uma entrevista coletiva do prefeito de Dona Francisca, Edaleo Dalla Nora, para falar sobre a ação da Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre que culminou com o afastamento de servidores municipais nesta semana.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, a entrevista está agendada para iniciar às 10h, no gabinete do prefeito, sendo que esta será a primeira vez que Edaleo irá se pronunciar publicamente sobre o fato.
A ação da Promotoria no município ocorreu na manhã da última quarta-feira, dia 16, onde foram cumpridas quatro medidas cautelares e sete mandados de busca e apreensão. A Justiça decretou o afastamento dos cargos do procurador jurídico do município, de dois secretários municipais e de uma servidora (que também é suplente de vereadora), inclusive com a possibilidade de que a administração possa exonerar os que não são concursados. Os quatro também estão proibidos de acessar as dependências da Prefeitura e de manter contato com qualquer testemunha do Ministério Público. Eles são suspeitos de integrarem uma organização criminosa para desviar dinheiro público a partir de diversas práticas, como fraudes em licitações, extorsões e desvio de material.
São investigados os crimes de fraude licitatória, peculato, prevaricação e patrocínio infiel, cometidos com o objetivo de manter no poder o grupo criminoso.