Publicada em julho de 2019, pela Secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, a Instrução Normativa 06/2019 estabeleceu regras para o cadastro dos aplicadores de produtos agrotóxicos hormonais e a necessidade de o produtor prestar informações sobre o uso deste produto. Para atender a essa normativa a Emater/RS- Ascar está realizando no Estado, cursos de 16 horas, obrigatórios para atender as exigências da normativa.
Aplicadores de agroquímicos hormonais de 24 cidades do estado deverão incluir seus dados em um sistema no período de julho de 2019 a maio de 2020. Seis dessas cidades estão na região de Santa Maria, Na Quarta Colônia, Silveira Martins e São João do Polêsine estão incluídos nesta lista.
Pela Instrução Normativa é obrigatória a realização de 16 horas de curso, divididas em 8 horas teóricas e 8 horas de práticas incluindo a regulagem de pulverizadores, escolha de bicos e cuidados na pulverização.
A primeira etapa, em Silveira Martins, foi realizada em três grupos de produtores rurais nos dias 4 de junho, 5 de setembro e 24 de setembro e a segunda etapa foi realizada no dia 25 de setembro, completando as 16 horas.

Ainda, atendendo a demanda dos produtores locais, uma nova turma de aplicadores será capacitada nos dias 22 e 23 de outubro, e as inscrições devem ser realizadas no Escritório Municipal da Emater de Silveira Martins.
Após serem capacitados os aplicadores deverão realizar o cadastro que pode ser feito pela internet ou também presencialmente nos locais de atendimento da Inspetorias de Defesa Agropecuária, mediante apresentação de cópia ou original de documento de identidade e CPF do aplicador e o certificado do curso de Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Agrotóxicos contendo histórico do conteúdo ministrado.
Os produtos abordados na instrução normativa 06/2019 são aqueles que possuem como principal ingrediente ativo as auxinas sintéticas, substâncias estas reguladoras do desenvolvimento vegetal. São elas: 2,4-D, aminopiralide, clopiralida, dicamba, fluroxipir-meptílico, MCPA, picloram, quincloraque e triclopir-butolítico.
Fonte: Emater de Silveira Martins