O prefeito de São João do Polêsine, Matione Sonego, e o presidente da Câmara de Vereadores, João Vernier, estiveram em Porto Alegre no mês de outubro, onde entre outras agendas, fizeram contato com o Departamento Autônomo de Estrada de Rodagem (Daer). Na pauta da reunião foram tratados vários assuntos referente à melhorias e pedidos para o município, em especial, as providências para contenção do Rio Soturno para evitar desmoronamento das margens da ERS-149; refúgios nas paradas de ônibus; redutores de velocidade; acesso de entrada ao Distrito de Vale Vêneto e a liberação de projeto de ciclovia e pista de caminhada.
Em entrevista à Rádio Integração 98.5 FM, Matione destacou o projeto de financiamento para a construção da ciclovia, do Posto Pileco até o final do Distrito Industrial. O projeto já foi encaminhado via Caixa Econômica Federal e tramitando na Câmara, porém não tem autorização do Daer para a execução: “O Daer não está autorizando a construção da ciclovia por conta da faixa de domínio. Para que consigamos efetivar esse projeto precisamos concluir o processo de municipalização desse trecho, o que deverá demorar, mas vamos continuar trabalhando para isso.”
Para o prefeito, uma vez que não poderá ser feita a ciclovia, a ideia é transformar esse investimento em calçamentos na cidade e em localidades do interior.