Com a participação de técnicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação e apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), foram realizadas duas barreiras sanitárias na RSC-287 no dia 25 de outubro. Pela manhã a ação foi realizada próximo a Base Aérea em Santa Maria e, à tarde, junto ao posto da PRE em Novo Cabrais.
De acordo com o encarrego de organizar as barreiras sanitárias dentro supervisão regional de Santa Maria e médico veterinário da Inspetoria Veterinária de Dona Francisca, Wylner Ribeiro, as barreiras são realizadas rotineiramente em nível regional com o auxilio da Polícia Rodoviária e técnicos das Inspetorias Veterinárias. “A meta é de que cada município do Estado realize pelo menos duas barreiras por mês para controle do trânsito de animais e produtos de origem animal”, ressaltou.
Nas barreiras realizadas dia 25, participaram técnicos de Faxinal do Soturno, Agudo, Silveira Martins, Dona Francisca, e Santa Maria. Foram abordados 87 veículos, sendo vistoriados/inspecionados 462 animais bovinos, sendo 450 eram destinados a abate e apenas 12 para cria e reprodução; 50 suínos; 2 equinos; 6.517 Kg de derivados do leite; 13.002 Kg de carne de frango; 38 Kg de carne bovina; 125 Kg de pescado; 25.236 Kg de carne suína; 600 litros de leite; e 16.298 Kg de embutido.
Durante a ação foram verificados o acondicionamento, a temperatura, o prazo de validade e a documentação da carga, sendo constatado que os mesmos estavam de acordo com a legislação vigente.