Emater de Silveira Martins estará promovendo no próximo dia 5 de setembro, o curso ‘Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Agrotóxicos’. A ação tem por objetivo a atualização técnica sobre condições de utilização e manutenção dos equipamentos, produtos fitossanitários, novidades tecnológicas, manejo visando maior qualidade nas pulverizações, minimizar a deriva, cuidados com a saúde dos aplicadores e do meio ambiente, além da economia com aumento da eficiência das pulverizações.
De acordo com a chefe do escritório da Emater de Silveira Martins, Katiule Morais, o evento inicia às 8h30min no salão da comunidade de Linha Base e já está com vagas todas preenchidas. Uma nova turma está sendo disponibilizada para o dia 24 de setembro, com local ainda não definido. O curso é ofertado a todos os produtores rurais, em especial para os produtores que utilizam o herbicida 2,4D. Interessados devem procuram a Emater para realizar a inscrição.
Serão realizadas 8h teóricas e após serão realizadas visitas de inspeção nas propriedades.

Katiule Morais, chefe da Emater de Silveira Martins
Ainda de acordo com a chefe da Emater, Katiule Morais a primeira capacitação em Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas foi realizada no mês de junho. As atividades foram realizadas por meio de acordo entre a SEAPDR Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária Desenvolvimento Rural (SeapDR) e Gerencia Técnica Estadual da Instiuição, no âmbito das ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho do Herbicida 2,4D.
A capacitação foi promovida pela Emater/RS-Ascar, em parceria da do Núcleo de Ensaio em Máquinas Agrícolas (Nema) da Universidade Federal de Santa Maria; Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) da SeapDR de Santa Maria; Itaimbé Concessionário Massey Ferguson.
Dia de campo Sócioassistencial
Outra atividade realizada pela Emater de Silveira Martins em parceria com o Colégio Politécnico da UFSM ocorreu no dia 16 de agosto com a II Oficina de Plantas Bioativas.
A oficina foi realizada no Centro de Convivência do município, onde está localizado o horto de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, idealizado pela equipe participante do projeto de extensão “Práticas e saberes sobre plantas bioativas: um passo para a promoção à saúde” e parceiros (Emater-RS e Secretaria Municipal da Saúde de Silveira Martins).

A atividade, que foi denominada “Dia de campo sócioassistencial”, teve cinco etapas:
• orientações sobre acesso a benefícios sociais, conduzida pelas profissionais do Cras de Silveira Martins;
• apresentação do horto com a dinâmica do “relógio do corpo humano”, a cargo da Emater e Colégio Politécnico da UFSM;
• oficina de plantas medicinais (funcho, mil-em-ramas e goiabeira) organizada pelo Colégio Politécnico da UFSM;
• explanação sobre a utilização da composteira, conduzida pelas Emater;
• informações sobre poda e cuidados das plantas frutíferas, coordenado pela Emater.
As oficinas vêm sendo realizadas com intuito de gerar a integração entre os saberes populares e científicos, promovendo um espaço de troca de experiências entre os participantes. Dentre os objetivos do projeto está a produção de saúde e bem estar à população, considerando a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS.
