Dentro da programação do 34º Festival de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria e 34ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto, foi realizada na tarde desta quinta-feira, dia 1º, a quinta edição do Encontro de Orquestras Jovens.
O encontro aconteceu na Igreja Matriz Corpus Christi, contou com a participação da Orquestra Jovem de Bagé, Orquestra Jovem Ameart de Tupanciretã, Orquestra Jovem Recanto Maestro e Orquestra Jovem São Vicente Palotti.

De acordo com o coordenador do evento, professor Guilherme Garbosa, são convidadas a participar, orquestras jovens vinculadas a projetos sociais. “Percebemos o entrosamento e dedicação dos alunos. Na medida do possível queremos aumentar o número de orquestras, inclusive de outras regiões.
O professor destaca ainda os instrumentos que formam as orquestras sinfônicas: instrumentos de cordas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo; instrumentos de sopro:flauta, oboé, clarinete, fagote, trompete, trompa, trombones tuba; e instrumentos de percussão – tímpano, xilofone, marimba e outros.

Com um repertório variado, a cada apresentação uma nova emoção tomava conta dos presentes e no final, o auge, com a apresentação conjunta de todas as orquestras, reunindo cerca de 150 músicos.
A Orquestra Jovem Recanto Maestro, contou com a participação de cerca de 50 integrantes de São João do Polêsine, Agudo, Faxinal do Soturno, Santa Maria e Restinga Sêca
“Estamos representando a região neste evento que é muito louvável porque se incentiva as crianças e jovens a estudar, a interagir e intercambiar experiências”, destaca o coordenador geral da Orquestra Jovem Recanto Maestro, maestro Michael Penna.