
Fotos: Norton Avila
No último sábado, dia 20, a Central de Triagem da Coleta Seletiva de Restinga Sêca, localizada no Bairro Felin, completou um ano de atividades. Para a data não passar em branco foi realizada uma comemoração na tarde desta terça-feira, dia 23, junto ao pavilhão de triagem.
Contando com a presença de autoridades municipais e dos integrantes da Associação Solidária Força no Braço (Asfob), foi realizado um ato simples com bolo, salgados e bebida para celebrar este primeiro ano de atividades. “A coleta seletiva é uma transformação da cidade, de uma educação nossa e uma transformação na vida das pessoas que aqui fazem parte da associação. Estamos felizes de estar aqui comemorando este um ano”, destacou o prefeito Paulinho Salerno.
Segundo Cláudio Gilnei Vargas, coordenador da Central de Triagem, o local recebe mensalmente uma média de 20 toneladas de lixo seco, sendo que destes, em média, de 10 a 14 toneladas são selecionados e ganham valor comercial, o qual é vendido posteriormente.
Atualmente a associação conta com a participação de 18 pessoas que trabalham diariamente na separação do material recolhido nas residências da cidade. “Este foi um ano de conquistas, uma vitória. Agradeço a comunidade que se conscientizou, ajudou e participou na separação do material reciclável”, agradece Rosecler Fernandes, presidente da Asfob, que acrescenta a melhoria nas condições de trabalho, onde antes eles atuavam no transbordo da localidade de Lomba Alta, interior do município.
