A Escola Municipal Sete de Setembro de Vila Rosa, em Restinga Sêca, está inserida na quarta fase do projeto ‘Flores para Todos’, desenvolvido em parceria entre a Equipe PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Maria e a Emater/RS-Ascar e que visa a produção e comercialização de flores como alternativa de renda.
O projeto teve início no ano passado e visa a produção de Gladíolos ou Palma de Santa Rita, por produtores e escolas em todo o estado. Na Escola Sete de Setembro as atividades tiveram início na manhã desta quinta-feira, dia 26, com a presença de integrantes da Equipe PhenoGlad, da Emater Regional e do escritório municipal da Emater, direção, professores e alunos. Na ocasião foi realizado o plantio de 200 bulbos de Gladíolos de quatro variedades.
“O projeto é realizado junto aos produtores para diversificação da propriedade e alternativa de renda. Junto às escolas, a ideia é que os alunos tenham contato com a atividade da fruticultura como material de estudo das disciplinas e para, quem sabe futuramente, implementar esta atividade em suas propriedades”, destaca a integrante do grupo PhenoGlad, Regina Tomiozzo.
De acordo com a diretora da Sete de Setembro, Ana Lucia Lima, antes do plantio, os alunos trabalharam durante a semana no preparo e adubação dos canteiros.
A partir do plantio, os alunos irão cultivar seus gladíolos sob a orientação dos extensionistas municipais da Emater e da Equipe PhenoGlad, através de visitas programadas em momentos estratégicos do manejo.

Através do projeto já foram cultivados milhares de bulbos de Gladíolos
Flores para todos
O projeto teve início no ano passado, com a produção de gladíolos para o Dia das Mães. Foram cinco municípios participantes: Santa Maria, Dilermando de Aguiar, Cachoeira do Sul, Nova Palma e Santiago. A segunda fase objetivou a produção das flores para o Dia de Finados, somando outros cidades e escolas rurais em Itaara, Formigueiro, São João do Polêsine, Tupandi, Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus de Bento Gonçalves e uma Escola Rural de Júlio de Castilhos e outra de Cachoeira do Sul. Na terceira fase da iniciativa foram produzidas hastes florais para o Dia das Mães por 15 produtores de oito municípios: Piratini, Mormaço, Soledade, Faxinal do Soturno, Santa Maria, Cerro Branco, Cachoeira do Sul e Vila Nova do Sul.