Com o objetivo de abordar o tema ‘Diversificação produtiva na agricultura familiar’, a Emater/RS-Ascar de Agudo organizou na segunda-feira, dia 24, um Dia de Campo na propriedade dos casais Irene e Ênio Unfer e Renato e Kelly Unfer.
A propriedade, que cultivava apenas a cultura do tabaco como alternativa de renda, atualmente se dedica à produção de alimentos para abastecimento local e regional, cultivando hortaliças em geral, tomate em substrato, além de fruticultura, como morango, Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) e panificados, entre outras atividades.
Hoje, a propriedade apresenta diversificação produtiva consolidada e projeta a expansão das atividades. De acordo com o casal Renato e Kelly, a demanda por produtos da agricultura familiar está além da oferta atual de produtos, os quais são comercializados em feiras locais e regionais, mercados locais e vendas diretas na propriedade.
O dia de campo, que atingiu um público aproximado de 60 agricultores familiares, visou abrir as portas da propriedade aos produtores da região, como forma de estímulo à diversificação produtiva. Durante a atividade, foram discutidos os temas podas em frutíferas, cultivo de morango e tomate em substrato, controle de pragas e doenças com caldas e biofertilizantes, e comercialização nos mercados institucionais dos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Fonte: Emater/RS
Fotos: Diego Katzer