Através da parceria entre Emater, Prefeitura Municipal de Silveira Martins, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação e Universidade Federal de Santa Maria, o município de Silveira Martins deu início ao projeto de incentivo do uso de plantas medicinais. O projeto é resultado de Lei Municipal sobre o uso de plantas bioativas e medicinais na saúde, e tem o intuito de diminuir o uso de medicações.
A primeira atividade do projeto foi realizada na tarde desta quarta-feira, dia 29, junto ao Centro de Convivência. No local foi realizada uma palestra e o plantio de mudas no ‘Relógio do Corpo Humano’, que tem como metodologia, o uso de plantas medicinais conforme o horário do dia.

“Muitos dos medicamentos podem ser substituídos pelo uso de plantas, mas não é qualquer planta e não é de qualquer forma que podemos fazer isso. Então este é o objetivo destas capacitações, incentivar a população para o uso de plantas medicinais”, destaca a engenheira agrônoma da Emater de Silveira Martins, Katiule de Moraes.
Dentro do projeto estão previstas outras oficinas sobre secagem, armazenagem e utilização dos chás e também o plantio de frutiferas, plantas condimentares, plantas alimentícias não convencionais (pancs) e a construção de composteiras. A próxima atividade do projeto está marcada para o dia 19 de junho.