Previous
Next

Alunos de Silveira Martins realizam visita de estudos à Linha da Pompéia

As turmas dos Anos Iniciais da Escola Municipal João Frederico Savegnago, de Silveira Martins, estiveram visitando a Linha Pompéia e conjunto histórico da comunidade no dia 15 de maio, dentro da ação de Educação Patrimonial.

No local, os alunos conheceram melhor a história dos objetos antigos e do Santuário de Nossa Senhora da Pompéia. Com olhos e ouvidos atentos, os alunos observaram objetos como: saxofone, ferro de passar roupa, formas e telhas e pulverizador de parreira e ouviram as explicações de Ildo Guerra, sobre a construção, arquitetura da igreja e o porquê do nome “Nossa Senhora da Pompéia”, santa que veio trazida pelo seu avô. Foi um momento rico de cultura.

Silveira Martins é um espaço dotado de um diversificado patrimônio material e imaterial construído por homens e mulheres ao longo do tempo, constituindo bens culturais de grande valor histórico e artístico. Por meio de atividades pedagógicas específicas à Educação, geram-se oportunidades de formação para o reconhecimento, valorização, preservação e transmissão dos bens culturais socialmente produzidos e que se configuram como fundamentais na construção das referências identitárias dessa coletividade. Os bens culturais tornam-se, então, referências para o processo de ensino-aprendizagem, formando pessoas capazes de reconhecer, usar, apreciar, manter, valorizar, recriar e transformar o patrimônio.

A ação faz parte do Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Básica de Silveira Martins, promovido pela Universidade Federal de Santa Maria e pela Secretaria Municipal de Educação, abrangendo as duas escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental João Frederico Sanegnago e Escola Estadual de Educação Básica Bom Conselho.

Coordenação:

Profª. Silvia Fioreze – Secretária da Educação de Silveira Martins

Prof. André Luis Ramos Soares – Departamento de História/UFSM

Prof. Cesar De David – Departamento de Geociências/UFSM

Profª. Débora Lerina – Diretora da EMEF João Frederico Sanegnago

Prof. Alexandre B. Rodrigues – Diretor da EEB Bom Conselho

Fonte: Prefeitura de Silveira Martins

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+

Rádio Integração FM 98,5

Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261 1030  |  3261.1270  |  3261 1707

radio-integracao@hotmail.com