A Maria Fumaça Mallet 204, do projeto “Nos Trilhos do Natal”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e pela concessionária Rumo Logística, passou por Restinga Sêca na madrugada de 3 de dezembro, encantando centenas de pessoas que aguardaram ansiosamente pela locomotiva iluminada, junto à Estação, e seguiu viagem em direção à Santa Maria, levando a magia do Natal para outros municípios. Depois de uma semana visitando estações pelo caminho, o trem retornou ao seu destino, passando novamente por Restinga Sêca, na tarde do último domingo, dia 9, onde novamente um grande público se fez presente para registrar o momento. Os colaboradores da Rádio Integração 98.5 FM, Rafael Rosa e Marcelo Rodrigues foram à Santa Maria e retornaram na carona da Maria Fumaça, numa viagem que teve aproximadamente 3h de duração. Para Rafael, neto de ferroviário, o passeio foi muito especial: “Foi um momento de relembrar das várias vezes em que realizei viagens de Porto Alegre até Ramiz Galvão, ou até Restinga Sêca. Relembrar das histórias contadas por meu pai, pois meu avô foi maquinista por mais de 40 anos na viação férrea, responsável pelas viagens do “Noturno” entre Porto Alegre e Santa Maria, ou Santa Maria à Uruguaiana. Lembrar da pontualidade e paixão que existia nesta época, bem diferente de quando tivemos a extinção dos trens de passageiros no ano de 1996. Certamente foi um privilégio ter participado deste passeio, embora em um trecho curto, mas de muito tempo para ouvir e falar sobre a importância de uma ferrovia em um país com extensões continentais como é o Brasil. Agradeço à ABPF, na pessoa do Marlon Ilg, vice-presidente da entidade, por essa oportunidade.”
Marcelo também falou sobre a emoção de viajar na Maria Fumaça: “Senti-me muito privilegiado em fazer esta viagem de Santa Maria à Restinga Sêca e ao mesmo tempo voltei um pouco ao passado, pois na minha infância viajei muito de trem. Minha avó morava no interior de Rio Pardo, em Pederneiras, e íamos duas, três vezes ao ano, visitá-la. Teve uma época em que morávamos em Alegrete e pegávamos o trem cedo na estação, até Santa Maria. Posávamos na casa do meu tio, que era maquinista, e no outro dia bem cedo pegávamos novamente o trem até Rio Pardo. Lembrei muito dessas viagens, senti a emoção daquela época e tenho certeza que muitas pessoas gostariam de ter tido essa oportunidade que eu e o colega Rafael tivemos. Foi um privilégio e muito gratificante”, disse Marcelo, agradecendo a equipe da Rumo que cedeu o espaço à Rádio integração para acompanhar o retorno da Maria Fumaça.
Durante a viagem, o vice-presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF, Marlon Ilg, falou sobre a locomotiva Mallet: “Foi a primeira locomotiva adquirida pela Associação, em Santa Catarina. Trabalhava em Tubarão, puxando carvão, desde a década de 50 e parou de operar em 1974. Na década de 80 foi adquirida pela ABPF, ficando em São Paulo, onde a ação de vândalos ajudou a deteriorar ainda mais e em 1994 chegou a Rio Negrinhos/SC. Sem recursos para o restauro, solicitamos o apoio da Rede Ferroviária que nos cedeu outra locomotiva em funcionamento. A reforma iniciou de forma totalmente voluntária e a restauração foi feita ao longo de oito anos, nos últimos três anos é que conseguimos recursos, através dos passeios turísticos e conseguimos profissionalizar os trabalhos e adiantar o restauro”, disse Ilgui, salientando que o projeto “Nos Trilhos do Natal”, tem o intuito de resgatar a memória ferroviária, trazer a família para o seio da ferrovia: “Que esse projeto traga bons frutos para esse país”, ressaltou. A ABPF foi fundada em 1977 e barrou o corte de locomotivas a vapor, que estavam sendo derretidas para fazer pregos. Ao longo do tempo abriu sua regional em Santa Catarina com projetos ferroviários para o Sul do Brasil. O Projeto Nos Trilhos do Natal vem sendo desenvolvido desde 25 de novembro, com início na cidade de Rio Negrinho, SC, sede da empresa. Desde então a Maria Fumaça tem passado por diversos municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
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