
Produtores, técnicos e pesquisadores do Fundo Latino-Americano de Arroz Irrigado (Flar) estão participando nesta semana da 12ª Gira Técnica em Agronomia. No roteiro está a visita em propriedades rurais e empresas da Quarta Colônia.
Hospedados no Hotel Business Center Beira Rio, no Recanto Maestro, em Restinga Sêca, a comitiva traz participantes do Chile, México, Espanha, Colômbia, Equador, Bolívia, Panamá, Nicarágua e Honduras.
Segundo o restinguense Gilberto Mori Dotto, integrante do Flar, o roteiro de visitas iniciou na Estação Experimental do Arroz do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em Cachoeirinha, seguindo para Alegrete, São Borja e Uruguaiana. Nesta quarta-feira, dia 13, a comitiva esteve pela parte da manhã em Agudo visitando e conhecendo as lavouras de arroz. Já à tarde eles cumprem agenda em Santa Maria.
O encerramento das atividades está marcado para esta quinta-feira, dia 14, quando eles irão conhecer Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma Ltda. (Camnpal), unidade de Faxinal do Soturno.
O Fundo Latino-Americano de Arroz Irrigado (Flar), é uma aliança público-privada com 24 anos de experiência, que busca melhorar a competitividade e a sustentabilidade dos sistemas de produção de arroz, com uma abordagem de ecoeficiência.
O trabalho do Flar é realizado principalmente em quatro áreas: pesquisa para melhoria da produção de arroz, com ênfase na melhoria genética e áreas afins, adoção de tecnologias em gestão agronômica para obter altos rendimentos, fortalecimento institucional e gestão do conhecimento.
