Solenidade irá marcar passagem da Rádio Integração do AM para o FM 98.5

Esta segunda-feira, dia 8, será mais uma data histórica para a Sociedade Rádio Integração Ltda. de Restinga Sêca. Isso porque ocorrerá a solenidade de desativação de transmissão pelo AM e início da operação da emissora em FM por meio da frequência 98.5. Evento inicia às 17h, junto à sede da rádio.

Faltando pouco mais de 60 dias para completar 40 anos, comemorada no dia 2 de dezembro, a solenidade irá contar com a presença de autoridades municipais e de emissoras co-irmãs. Além da mudança do AM para o FM, a Rádio Integração passa a usar a partir desta semana o novo logotipo e, ainda, irá entrar no ar no novo site da emissora.

As melhorias para a migração

A jornada de toda a parte estrutural da migração para o FM iniciou em fevereiro de 2016, quando o diretor Wilson Carlos Cirolini e o funcionário Rafael Rosa se deslocaram até a localidade de Pedregulho, interior de Restinga Sêca, a fim de acertarem um local para a instalação da nova torre, sendo esta localidade a mais alta geograficamente do município. Em poucas semanas a área já havia sido escolhida, sendo na propriedade de Paulo e Odete Machado.

A partir deste momento iniciou o trabalho de instalação da nova torre, com a marcação das sapatas, casa do transmissor e as bases dos estais.

Ainda em 2016, toda a estrutura de aterramento elétrico e casa já estavam prontas. Em seguida, em março de 2017, foi realizado o levantamento da torre de 100 metros.

No mês de agosto deste ano, foi iniciada a reestruturação do estúdio principal e central técnica, sendo necessária a troca de vários equipamentos. Ainda em agosto, foi entregue o novo transmissor e mais o conjunto de elementos que formam a antena de transmissão, sendo ela instalada no início do mês de setembro. A partir disso já foi possível ouvir o primeiro som da Rádio Integração em 98.5 FM.

Do AM ao FM

Muitas pessoas se perguntam o porquê da mudança do AM (Amplitude Modulada) para o FM (Frequência Modulada). A principal razão é a qualidade do sinal que o ouvinte recebe no seu receptor, seja seu aparelho tradicional de rádio ou agora no celular e computadores.

No AM, embora a onda de rádio percorra uma distância maior, ela é mais sujeita a diversas interferências como, por exemplo, da rede elétrica ou prédios, enquanto no caso da FM, embora a distância percorrida seja menor, a qualidade do sinal é maior, devido a menor chance de sofrer interferência.

Entre as vantagens da migração está o aumento da audiência da emissora; melhor qualidade de áudio, pois o som fica mais “limpo” e “claro”; maior alcance para os anunciantes; a convergência digital, ou seja, a migração proporciona maior integração das emissoras de rádio em plataformas digitais, como os celulares e os tablets, algo que não acontece com o AM.

 Logotipo

A nova marca visual da emissora foi produzida pela designer Gleise Cantarelli, seguindo os padrões do antigo logotipo, porém com estilo mais moderno, efeitos de perspectiva e com nova fonte. As cores seguem os padrões já usados anteriormente, o azul e a laranja.

A partir desta semana a nova marca começa a ser usada em outdoors, em impressos, nas redes sociais e também ocorrendo a alteração no Jornal Integração e Jornal Deutsche. A manutenção do logotipo, porém com um novo designer, se matém porque a marca já está consolidada em toda a Região Central, identificando o trabalho sério e de responsabilidade que a emissora conquistou perante seus ouvintes ao longo dos anos.

Redes sociais

Nos últimos anos a Rádio Integração vem acompanhando os avanços tecnológicos, principalmente no que diz respeito às redes sócias, seja ela pelo site, Facebook ou no Whatsapp.

Com o novo site no ar, os ouvintes podem ouvir a programação da emissora em qualquer parte do mundo, conferir as notícias com fotos dos mais variados assuntos, deixar seu recado, entre outras funções. O sucesso é tanto que o site tem registrado uma média de 40 mil acessos únicos por mês (fonte: Google Analytics).

No Facebook são mais de 30 mil pessoas que “curtiram” a página e recebem diariamente diversas informações sobre o que acontece na região. Um dos exemplos da grande número de visitações na página foi o Galpão da Integração, realizado em setembro em comemoração ao Dia do Gaúcho. Durante uma semana o programa foi transmitido por vídeo, quando milhares de pessoas assistiram as apresentações de artistas da região em diversos países, além de interagirem enviando mensagens.

No Whatsapp da rádio o ouvinte tem a oportunidade de expressar sua opinião por meio de mensagens e fotos e interagir com os apresentadores que estão no estúdio, além de sugerir pautas, informar fatos, enviar seu recado por áudio e muito mais.

Site: www.radiojornalintegracao.com.br

Facebook: www.facebook.com/radiojornalintegracao

Whatsapp: (55) 999510403

Os 40 anos da rádio

No próximo dia 2 de dezembro, a Rádio Integração estará completando com muito orgulho os seus 40 anos de atividades. Além da migração do AM para o FM marcar esta data tão importante para a emissora e para toda a região, outras ações são realizadas como a utilização do logotipo de aniversário e momento de comemoração com os padrinhos e madrinhas da migração da rádio.

Fotos: Marcelo Rodrigues/Norton Avila/Rafael Rosa

Facebook
Google+
Twitter

Rádio Integração AM 1310 e Jornal Integração Regional
Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261.1030 | 3261.1270 | 3261.1707
E-mail: radio-integracao@hotmail.com | jornalintegra@hotmail.com

Jornal Deutsche Integration
Rua Germano Hentschke, 378
Agudo/RS

Fone: (55) 3265.2637
E-mail: jornalagudo@gmail.com