Semana de 19ª Expoagro Afubra

Realizada pela primeira vez no ano de 2001, tem o propósito de incentivar a diversificação de culturas, mostrando o potencial da região fumicultora, aproximando tecnologia, culturas e processos de produção a Expoagro Afubra chega a sua 19ª edição sempre com a atenção voltada ao desenvolvimento da agricultura familiar, por meio da diversificação de atividades e do incentivo à aplicação de tecnologias que tornam mais eficiente o gerenciamento da propriedade rural.

Promovida pela Associação dos Fumicultores do Brasil – Afurba, a 19ª Expoagro Afubra feira será nos dias 26, 27 e 28 de março, no Parque da Afubra, em Rincão del Rei, Rio Pardo. Considerada a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, o evento reúne milhares de produtores, técnicos e estudantes das mais diversas regiões do estado.

Os preparativos seguem intensos nos 30 hectares do Parque da Expoagro Afubra. Os mais de 400 expositores e a equipe da Afubra trabalham em ritmo acelerado para que tudo fique pronto até a abertura dos portões, às 8h desta terça-feira, dia 26. A Rádio Integração transmite a solenidade de abertura que deve contar com a presença de várias autoridades estaduais, lideranças do setor produtivo e representantes de entidades ligadas ao meio rural. O governador do Estado, Eduardo Leite, confirmou presença no evento.

O tema neste ano será ‘Tecnologias para o Campo – Gestão.’ Segundo o engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, coordenador geral da Feira, “a forte mudança no mercado mundial pelo comportamento dos consumidores e pela tecnologia da informação atinge todos os setores produtivos, e o setor agropecuário não fica fora do contexto. Por isso, é de suma importância que os produtores administrem suas propriedades da melhor forma possível buscando rentabilidade, e isso, somente é possível, com bom gerenciamento de todos os recursos da propriedade, capital investido, a mão de obra necessária, os custos de produção, a escolha das atividades de produção comercial e área da propriedade e a comercialização. O produtor deve estar preparado por cursos, treinamentos e, se possível utilizando, tecnologia para isso”.

Pavilhão da Agricultura Familiar

O pavilhão da Agricultura Familiar será inaugurado durante a 19ª Expoagro Afubra. A estrutura, com 1.500 metros quadrados, dará mais conforto às agroindústrias familiares que, anualmente, são expositoras da Feira. O pavilhão começou a se tornar realidade a partir do anúncio – durante o lançamento da Expoagro Afubra 2016 – do deputado federal Heitor Schuch, que conseguiu a verba por meio de emenda parlamentar. É um convênio firmado entre o município de Rio Pardo e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que contou com um repasse no valor de R$ 926.250,00, mais uma contrapartida do município, em parceria com a Afubra, no valor de R$ 40.246,75.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

Rádio Integração AM 1310 e Jornal Integração Regional
Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261.1030 | 3261.1270 | 3261.1707
E-mail: radio-integracao@hotmail.com | jornalintegra@hotmail.com

Jornal Deutsche Integration
Rua Germano Hentschke, 378
Agudo/RS

Fone: (55) 3265.2637
E-mail: jornalagudo@gmail.com