Restinga Sêca realiza 1º Encontro de Ferreomodelismo

Neste domingo, dia 17, os moradores de Restinga Sêca e região, bem como os aficionados por trens, terão a oportunidade de participar de um evento inédito no Rio Grande do Sul: o 1º Encontro de Ferreomodelismo de Restinga Sêca, que acontecerá na antiga estação ferroviária, das 10h às 17h, e reunirá diversas maquetes daquele que é considerado um dos hobbies mais antigos do mundo.

O evento está sendo organizado pelo farmacêutico e ferreomodelista Luciano Franco Lima Coimbra, a convite da prefeitura de Restinga Sêca. “Nosso estado nunca teve um evento como este. Certa vez, Porto Alegre sediou uma pequena mostra de ferreomodelismo, mas um encontro nesses moldes será inédito. Já estão confirmadas as presenças de expositores de Porto Alegre, Santa Maria, Frederico Westphalen, entre outras cidades”, afirma.

De acordo com o organizador, a empresa Rumo Logística está programando a passagem de um trem de carga para o horário do evento, pois muitos visitantes gostam de ver uma composição real. “Estamos contando com o apoio de ferreomodelistas de outros estados, como o Paraná, para a realização deste evento, e espero que ele possa se tornar fixo no calendário da cidade”, diz Coimbra.

A origem deste hobby remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

A paixão por trens também tem levado muitas pessoas a aderirem ao ferreomodelismo. De norte a sul do Brasil, muitas pessoas têm se interessado pelos trens elétricos em miniatura, seja por pura diversão, hobby ou mesmo para preservar a memória ferroviária do país. E no Brasil, a Frateschi Trens Elétricos, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista, é a única fabricante de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais na América Latina. Uma de suas missões é justamente divulgar e preservar a memória ferroviária do Brasil, por meio da prática do ferreomodelismo. Há 50 anos neste mercado, a empresa tem a convicção de que importantes relações humanas, como a interação entre pai e filho, avô e neto e amigos, são fortalecidas em momentos descontraídos durante a prática deste hobby.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

Rádio Integração FM 98,5
Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261.1030 | 3261.1270 | 3261.1707
E-mail: radio-integracao@hotmail.com