Página Inicial | Notícias | Fotos | Vídeos | Mural de Recados | Programação | A Empresa | Vídeo Ao Vivo | Contatos
 
Twitter
 
 
Notícias
 
 
29/03/2018 [ 16h15 ] ver todas as notícias
Carinho e dedicação na ornamentação de Páscoa em Agudo

A união de saberes vem há mais de 8 anos evoluindo e colorindo o município de Agudo na Páscoa. Não é de hoje que você leitor ouve falar do Grupo de Voluntárias, ou seja, mulheres que se dedicam a fazer as ornamentações de Páscoa e Natal de forma gratuita. Este ano, elas mais uma vez inovaram, com a proposta de deixar a cidade mais bonita, e com a consciência das possiblidades financeiras, elas fizeram o melhor.

Para entender o pensamento dessas mulheres a redação do Jornal Deutsche conversou com as duas que lideram o grupo, a primeira-dama, Marinês Graebner e a professora, Marilei Janner. Impossível não perceber a alegria nos olhos das duas, pelos resultados. O que ficou claro, é que o grupo de voluntárias ultrapassa as peças produzidas. De acordo com Marinês a função social, deve ser a essência para o projeto continuar. “A convivência delas, as manias, as risadas, nós não podemos perder isso, sabemos que tem como industrializar a maioria das peças, mas os agudenses e a região perderiam o mais importante na decoração, o carinho com que essas mulheres fazem o que se propõe, ela se doam, não fazem de qualquer jeito, é com cuidado, isso engrandece o nosso município”, frisou ela.

A decoração de Páscoa, ela vem evoluindo. Cabe ressaltar que o tempo de preparação é curto, tendo em vista que a maioria dos esforços é canalizado para o Natal de Luz onde a ornamentação fica exposta em parte de novembro e dezembro. O método adotado pelas lideres do grupo é o reaproveitamento de peças, para assim agilizar a produção. Marilei conta, que o cuidado é constante desde quando se coloca, enquanto ficam expostas e principalmente no guardar. “Tem coelhos que colocamos para secar, antes de guardar, colocamos envolvidos em plásticos para conservar melhor, não amontoamos de qualquer jeito, organizamos da melhor forma possível no espaço que tem para preservar, e no próximo ano, revitalizamos os que precisam, e usamos novamente, e assim que vamos crescer, sem desperdícios”, afirmou.

De forma consensual, as lideres, chamaram a atenção para a colaboração da comunidade. “A gente fica contente, porque as pessoas preservam o que é feito, raros os casos de vandalismo, todo mundo ajuda a cuidar, assim nos animamos para seguir em frente”, frisou Marilei.

Finalizando primeira-dama e a professora deixaram um recado a todos em nome das mais de 30 voluntárias do grupo. “Desejo uma Feliz Páscoa a todos, muito amo no coração, que as pessoas tenham mais tolerância, que o rancor fique de lado e que possamos celebrar com alegria essa data especial”, disse Marinês. “Que todos tenham uma Feliz Páscoa, que aproveitem a nossa decoração, tirem fotos, compartilhem, e que os corações se encham de alegria e amor”, completou Marilei

Confira a matéria completa na contra capa do Jornal Deutshce Integration

Fotos: Camila Costa

 
todas as notícias
 
 
Documento sem título
 
 
 
TOPO
Rádio Integração AM 1310 e Jornal Integração Regional
Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261.1030 | 3261.1270 | 3261.1707
E-mail: radio-integracao@hotmail.com | jornalintegra@hotmail.com
Jornal Deutsche Integration
Rua Germano Hentschke, 378
Agudo/RS

Fone: (55) 3265.2637
E-mail: jornalagudo@gmail.com