Página Inicial | Notícias | Fotos | Vídeos | Mural de Recados | Programação | A Empresa | Vídeo Ao Vivo | Contatos
 
Twitter
 
 
Notícias
 
 
25/03/2018 [ 18h41 ] ver todas as notícias
CAEE oferece atendimento especializado para alunos da rede municipal de Faxinal do Soturno

Os alunos da rede municipal de ensino de Faxinal do Soturno que necessitam de atendimento especializado podem contar com os serviços do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), que funciona no prédio em anexo ao Espaço Ciranda, na antiga Escola Castro Alves. Atualmente, o espaço conta com atendimento da educadora especial Iriana Alves, da fonoaudióloga Bruna Roggia e da psicóloga Lia Biacchi e é coordenado pela professora Luciane Coradini.

Os encaminhamentos para atendimento são feitos pelas quatro escolas da rede municipal e também pela APAE. No início deste ano letivo, 27 alunos estavam matriculados para receber atendimento no CAEE, mas a equipe espera acolher uma demanda ainda maior durante o ano. Os atendimentos buscam dar suporte a casos de dificuldades de comunicação e de fala, deficiência intelectual, transtorno global de desenvolvimento, problemas psicológicos de nível escolar e outros. Normalmente, os casos atendidos pela fonoaudióloga e pela psicóloga são por tempo determinado, ou seja, os alunos têm alta do tratamento. Já no caso da educadora especial, o atendimento é continuo, desde que haja necessidade e interesse da família e é uma complementação e suplementação da atividade escolar.

No CAEE são atendidos casos de síndromes e transtornos e outras situações que são reflexo do ambiente familiar. Geralmente o aluno chega até o Centro com uma avaliação da família e da escola a respeito do seu problema. A identificação da síndrome ou do transtorno pode ser também realizada através de diagnóstico de médico neurologista, encaminhado pela Secretaria de Saúde.

Segundo as profissionais do CAEE, além do trabalho desenvolvido no local, a educadora especial pode dar suporte para os professores em sala de aula, trabalhando em conjunto com a escola inclusive na adaptação do currículo para que a inclusão aconteça de fato. “A educação especial trabalha com os eixos da integração, socialização e inclusão”, explica Iriana. Ainda segundo a Diretora Luciane, muitos casos vão ser descobertos apenas na escola, por isso a importância de se ter a estrutura do CAEE à disposição, dando suporte para a escola e para a família.

Fonte: Prefeitura de Faxinal do Soturno

 
todas as notícias
 
 
Documento sem título
 
 
 
TOPO
Rádio Integração AM 1310 e Jornal Integração Regional
Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261.1030 | 3261.1270 | 3261.1707
E-mail: radio-integracao@hotmail.com | jornalintegra@hotmail.com
Jornal Deutsche Integration
Rua Germano Hentschke, 378
Agudo/RS

Fone: (55) 3265.2637
E-mail: jornalagudo@gmail.com