Previous
Next

Juventude do MDB realiza o 12º Encontro de Inverno 

Na presença de mais de 300 líderes e dirigentes do MDB gaúcho em Gramado no sábado, 3 de agosto, entre os quais o presidente Alceu Moreira e o ex-governador José Ivo Sartori, a Juventude convocou o Sul do Brasil para liderar um movimento de oxigenação do partido e lançou no seu 12º Encontro de Inverno o nome do deputado Gabriel Souza para presidir o diretório nacional. A convenção que definirá o novo comando da legenda será em setembro.
“Ecoamos do Sul o grito preso em nossas gargantas para defender um bloco de união “, anunciou a Carta de Gramado, editada durante o encontro. O documento – que teve como signatários, além do Rio Grande do Sul, os núcleos de Santa Catarina, Paraná e São Paulo – defende a retomada do MDB às suas raízes, enaltece a trajetória de líderes históricos e lamenta o uso da sigla por agentes envolvidos em corrupção. “Em nome desta esperança que segue viva e pulsante em nossos corações, conclamamos […] um grande movimento de retomada do MDB para devolvê-lo ao povo brasileiro”, sustenta a carta, lida pelo presidente da Juventude gaúcha, vereador de Restinga Sêca, Norton Soares.


O deputado Gabriel Souza – que se encontra em missão da Assembleia Legislativa nos Estados Unidos onde participa da National Conference of State Legislatures (NCSL) -, comentou rapidamente o anúncio à equipe de imprensa do Diretório Estadual. “É papel da juventude contestar, sugerir e contribuir com a atuação dos partidos. E no MDB o núcleo sempre assumiu essa tarefa. Além do que a defesa da oxigenação vai ao encontro do sentimento da base em todo o país. Neste momento, mais do que indicar nomes, precisamos marcar posição para ter voz na convenção que ocorrerá em breve”, opinou Gabriel.
Dos 220 delegados à convenção nacional, 75 correspondem ao RS, SC, PR e SP, o que representa 34% do total. O Rio Grande do Sul é o maior colégio eleitoral, com 25 delegados. Juntos, os quatro estados contabilizam 121 votos de um total de 425, visto que alguns delegados têm voto cumulativo.
Deputado estadual em segundo mandato, Gabriel Souza, 35 anos, que foi líder do Governo Sartori, presidiu a Juventude gaúcha e também a nacional, e tem bom trânsito com Brasília. Atualmente integra o Conselho Curador da Fundação Ulysses Guimarães Nacional.

“Há saída para o Brasil”, diz Sartori
José Ivo Sartori – que teve a sua trajetória registrada na Carta de Gramado pelo legado no Governo do Estado – foi ovacionado por mais de 300 jovens com o grito de guerra: “O Gringo Tá Certo”. Bem-humorado, Sartori custou para acessar o auditório onde ocorria o encontro, visto que a cada passo uma nova “self” era requisitada – e atendida com alegria e satisfação.
Ao tomar a palavra, o auditório silenciou para ouvir suas primeiras palavras. E elas foram de agradecimento a toda sua equipe de governo. “Agradeço a todos aqueles que trabalharam conosco. Foram guerreiros nas atitudes e no comportamento honesto. Tiveram força e aguentaram firme. Dessa forma, fizemos o que precisava ser feito, apesar de uma forte oposição. Mas deixamos um legado para a população gaúcha, e não para pequenos grupos”, frisou Sartori, que também fez um resumo de suas ações no comando do Palácio Piratini.
Sartori que palestrou sobre os desafios do cenário político e social, disse que há saída para o Brasil, mas ponderou que é necessário que todos façam a sua parte. “Não se saí do lugar se você ficar parado”, contextualizou o ex-governador. Defendeu ações focadas no coletivo, mudança na estrutura do serviço público, descentralização de poder e recuperação do espírito da comunidade, evidenciando valores e experiências. Alertou que além da educação, o grande desafio do Brasil deve ser o de agregar a família. “Esse tema ninguém ousa falar, mas é lá que se constrói valores, limite, disciplina e hierarquia. Se a família não faz a sua parte, dificilmente a escola conseguirá recuperar”, opinou o emedebista.
Para finalizar, Sartori citou o pensador Heráclito (500 a.C): “A única coisa que não muda, é que tudo muda”. E se despediu com um entusiasmado: “Vamos em frente. Se não der, enfrente”. Não comentou sobre o futuro político.

O recado do presidente Alceu Moreira
O presidente do MDB-RS, deputado Alceu Moreira, fez questão de reforçar o compromisso histórico que a legenda tem com os brasileiros, e relembrou a trajetória do partido na luta pela liberdade. Disse que erros ocorreram e que a autocrítica se faz necessária, mas destacou que é preciso focar no futuro. “O protagonista da democracia atual chama-se MDB. Vamos valorizar nossas virtudes. Se alguém nasceu para ser líder e guia dessa nação, é o MDB, esse partido de centro”, declarou o líder do MDB gaúcho.

Bombeiros voluntários: política sem mandato

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Butiá (CBVB) abriu os painéis do encontro com o vídeo do programa Caldeirão Huck, da TV Globo, em que venceu um desafio que lhe conferiu uma premiação de R$ 232 mil. O enfoque da palestra foi “Política sem mandato: voluntariado e formação de liderança na comunidade”.

Joel Maraschin, presidente do CBV, destacou que além do recurso ganho, o programa rendeu visibilidade ao grupo, o que registrou um crescimento no número de doações à causa. “Essas contribuições estão ajudando a nossa equipe a angariar mais recursos para profissionalizar o atendimento. Algumas pessoas não entendem a nossa motivação de estar lá de graça. Mas sabemos que a comunidade precisa da gente e essa é a nossa maior motivação”, comentou Joel, que também é vereador pelo MDB em Butiá.
A iniciativa que conta com uma equipe de voluntários e se mantém com doações atua como socorrista, prestando o primeiro atendimento em casos de urgência, visto que o Corpo de Bombeiros Militar mais próximo do município fica a 45 quilômetros de distância. Butiá, localizada na região Carbonífera, tem 21 mil habitantes.

Empreendedorismo e humanismo

“Empreendedorismo e humanismo: o que o Brasil espera dos novos políticos” foi o segundo painel com o presidente da Calçados Beira Rio, Roberto Argenta. Hoje empresário, ele que já foi prefeito, vereador e deputado federal, chamou atenção para a necessidade de boas administrações que estejam preocupadas com a sociedade. “O Estado foi feito para estar a serviço do povo e não se servir do povo”, destacou ele.
Argenta falou sobre a necessidade de desmistificar a ideia de que o empresário seja um “explorador”, observando que o empreendedorismo é que gera emprego e renda para o País. “Hoje, gerar empregos é a coisa que me faz mais feliz no mundo”, finalizou.

Presenças 
O 12º Encontro de Inverno da Juventude, organizado pelo presidente estadual Norton Soares e que teve como anfitrião o comandante da Juventude de Gramado, Ítalo Roloff, contou com a participação do presidente do MDB-RS, Alceu Moreira, do presidente da Fundação Ulysses Guimarães RS, João Alberto Machado, do ex-senador José Fogaça, do deputado Edson Brum, e dos presidentes do MDB Mulher RS, Patrícia Alba, do MDB Cultura, Deodoro Gomes, da Associação de Vereadores, Guto Scherer, e da Juventude Nacional, Assis Filho, do Maranhão.

 

Fonte: MDB |Fotos: Galileu Oldenburg

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+

Rádio Integração FM 98,5

Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261 1030  |  3261.1270  |  3261 1707

radio-integracao@hotmail.com