Faxinal do Soturno realiza a 119ª Festa de São Roque nesta sexta-feira

Missas, almoço, show e um grande espetáculo em homenagem a história de São Roque fazem parte da programação da 119ª Festa de São Roque, padroeiro de Faxinal do Soturno que acontece nesta sexta-feira, dia 16.

A programação inicia à 10h, com procissão com a imagem de todos os padroeiros das comunidades que integram a Paróquia, seguida de missa festiva, animada pelo Coral Santa Cecília, com transmissão da Rádio Integração.

Ao meio-dia haverá almoço no Salão Paroquial, servido nas mesas. No cardápio haverá sopa de agnolini, risoto, maionese, churrasco, bife a milanesa, leitão no espeto, saladas, cuca e pão.

À tarde, às 14h, será celebrada a missa da Saúde com bênção aos doentes, sal e outros produtos.

 

Show da Banda Indústria Musical

O feriado alusivo ao Dia de São Roque será também de música boa em Faxinal do Soturno. A partir das 16h, haverá show com a Banda Indústria Musical, de Cerro Largo, na Praça Vicente Pallotti.

A apresentação conta com o patrocínio da Lojas Becker, que está completando 20 anos. A Prefeitura Municipal é responsável pela infraestrutura do evento, que faz parte dos festejos dos 60 anos do município.

 

Espetáculo “Roque Santo e Peregrino”

Sem dúvida um dos momentos mais aguardados na programação da Festa de São Roque é o espetáculo “Roque Santo e Peregrino”, que contará a história de vida do padroeiro de Faxinal do Soturno. A encenação será realizada na Praça Vicente Pallotti, em frente à Igreja Matriz, com início está previsto para às 19h30min e também integra os festejos comemorativos aos 60 anos de emancipação de Faxinal do Soturno.

Cerca de 70 pessoas integram o elenco do espetáculo que tem texto, montagem e direção de Ricardo Zimmer.         Conforme o idealizador do espetáculo, o planejamento iniciou em dezembro de 2018 e os ensaios vem acontecendo nas tardes de domingo, desde o mês de maio. “Tudo é planejado, desde o texto, a montagem da trilha, os figurinos, os objetos de cena de época, pois se passa na Idade Média, entre 1.200 e 1.300, no Sul da França e na Itália”, explica.

Com cerca de 1h30 de duração, a encenação vai retratar o nascimento de São Roque, em Montpellier, na França, sua passagem pela Itália e o retorno à cidade natal, onde morreu e teve seus milagres reconhecidos. Além disso, a apresentação também mostrará como foi o início da devoção ao Santo no município faxinalense.

O elenco conta com voluntários de Faxinal do Soturno e de cidades vizinhas, como São João do Polêsine, Nova Palma e Dona Francisca.

Ficha técnica:

Texto, montagem e direção: Ricardo Zimmer

São Roque: Fabrício Carvalho

Assistente de direção: Vanessa Baccin

Produção: Carmem Zacarias, Greice Uliana, Marisa Ceoline Ávida Brondani

Narração: Eloisa Uliana

 

Com informações da Prefeitura de Faxinal do Soturno

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

Rádio Integração FM 98,5
Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261.1030 | 3261.1270 | 3261.1707
E-mail: radio-integracao@hotmail.com