Previous
Next

Dona Francisca: Capela dos Beatos Mártires deve ser concluída em 2019

Foto: Norton Avila

 

Localizada na Rua Professor Ticiano Sonego, em Dona Francisca, já é possível visualizar no alto do cerro as obras da capela que irá homenagear os Beatos Mártires: padre Manuel Gómez González e o coroinha Adílio Daronch.

Com a ideia de criar um local de oração para reverenciar o ilustre filho de Dona Francisca, o coroinha Adílio, foi criado uma Comissão Pró-Construção do Santuário dos Beatos Mártires que conta com a participação de integrantes do Conselho Paroquial e de membros da Igreja Católica. A partir daí, em 2007, após muito debate sobre a construção, as Irmãs Palotinas doaram a área onde hoje já está em andamento a obra da capela, projetada pelo arquiteto Hermes Cassol.

Integrante da comissão, Claudimir Piccin exalta o andamento da obra e a idealização do projeto: “Começamos uma pequena capela e ela já está numa fase avançada, onde acho que o arquiteto Hermes foi feliz no projeto, pois não está simplesmente fazendo uma igrejinha. É uma obra de arte porque a gente sabe que tenha a fé e a religião, mas tem também a questão do turismo religioso. Depois que ela estiver pronta, com certeza muitas pessoas vão querer conhecer esse local em homenagem ao coroinha”.

Atualmente a estrutura da capela já está erguida em dois pavimentos, onde os visitantes já podem ter uma noção de como ela ficará depois de finalizada, pois ainda falta a construção das duas cruzes e realizar o acabamento. No projeto, a inovação para os fiéis na hora de queimar as velas para a realização das orações: “Ele pensou no entrelaçamento de mãos do padre com o coroinha e, se você observar, já dá para ter uma noção de que ela representa duas mãos entrelaçadas. No subsolo a gente vai fazer sanitários e também um local para queimar velas. Neste local, as duas cruzes da capela irão funcionar como chaminé. No momento em que alguém queimar a vela a fumaça vai sair por dentro das cruzes”, destaca Claudimir.

Todo o dinheiro utilizado para a obra da capela foi doado pela comunidade, além da realização de uma campanha par arrecadar fundos com diversas famílias da região que, prontamente, estão ajudando.

Mais obras

Quem pensa que o projeto prevê somente a construção da capela se engana. Para o futuro já está no papel a construção de um santuário, além de realizarem melhorias no entrono como a criação de um pórtico de entrada, escadaria e calçamento.

Recentemente a Prefeitura de Dona Francisca acenou com a destinação de uma emenda parlamentar do deputado federal José Otávio Germano no valor de R$ 190 mil para a obra, emenda esta que já está cadastrada no Ministério do Turismo. “Se vier este recurso, não iremos colocar na construção da capela, pois ela teve muitas doações de famílias e não seria justo colocar um dinheiro que vem do governo, pois ela é construída com a fé do povo. Com esta emenda iremos fazer outras ações no local para que ele se torne um espaço bonito e de visitação”, ressaltou Claudimir.

Conclusão da obra

Mesmo dependendo de recursos financeiros para que a obra siga até o final, a expectativa é que a construção da capela deve ser finalizada em 2019 e já possa ser visitada pelos fiéis que irão participar da 12ª Romaria dos Beatos Mártires que ocorre em setembro.

Os Beatos Mártires

Os Beatos padre Manuel Gomes Gonzales e o coroinha Adílio Daronch foram martirizados no exercício de seus ministérios pelas causas da evangelização no dia 21 de maio de 1824 e beatificados na Diocese de Frederico Westphalen em 21 de outubro de 2017. Atualmente tramita no Vaticano o processo de Santificação. Padre Manuel nasceu na Espanha. O coroinha Adílio nasceu em Dona Francisca. Ele é o primeiro coroinha beatificado no mundo.

Foto: Norton Avila

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+

Rádio Integração FM 98,5

Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261 1030  |  3261.1270  |  3261 1707

radio-integracao@hotmail.com