Domingo é dia de eleição

O Brasil realiza neste domingo, dia 7, o primeiro turno das eleições para escolha dos novos representantes dos governos estadual e federal, Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado.

A votação poderá ser realizada das 8 às 17h. Cada eleitor irá escolher um deputado federal (4 algarismos), um deputado estadual (cinco algarismos) dois senadores (três algarismos cada um), governador (dois algarismos) e presidente (dois algarismos).

Devido ao grande número de cargos (seis) e aos muitos algarismos para decorar (variando de dois a cinco), a Justiça Eleitoral recomenda o uso de ‘cola’ com os números dos candidatos, porém será proibido uso de celulares na cabina de votação.

“É uma eleição difícil para o eleitor pela quantidade de votos. São seis votos que o eleitor terá de fazer no domingo da eleição. A recomendação é que levem os números dos candidatos anotados, para tornar mais rápido o fluxo de votação”, destaca o chefe do Cartório Eleitoral de Restinga Sêca, Gustavo Estrella, salientando que as anotações devem ser feitas em papel (ou até mesmo na mão) já que o uso de celular não é permitido na cabine de votação.

Nos municípios que já realizaram o cadastramento biométrico, a identificação será através da biometria (reconhecimento das digitais), porém todos os eleitores devem aprestar documento de identidade oficial com foto, como Carteira de Identidade, Certificado de Reservista, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, ou e-Título (título de eleitor em meio digital).

No dia da eleição é crime a divulgação de qualquer espécie de propaganda eleitoral, propaganda boca-de-urna, e uso de alto-falantes ou a promoção de comício ou carreata.

É proibido o transporte de eleitores e a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado e portando bandeiras, broches, dísticos e adesivos. É permitida somente manifestação individual e silenciosa.
A Rádio Integração estará dando total cobertura ao pleito nos municípios da região, com boletins e informação ao longo de programação, e após as 17h, acompanha a apuração dos votos e divulga os resultados no Estado e no País, em rede com Gaúcha Sat.

Ordem de votação:
Deputado Federal: 4 algarismos + botão confirma
Deputado Estadual: 5 algarismos + confirma
Senador 1ª vaga: 3 algarismos + confirma
Senador 2ª vaga: 3 algarismos + confirma
Governador: 2 algarismos + confirma
Presidente: 2 algarismos + confirma

 

Fotos: Norton Avila

Facebook
Google+
Twitter

Rádio Integração AM 1310 e Jornal Integração Regional
Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261.1030 | 3261.1270 | 3261.1707
E-mail: radio-integracao@hotmail.com | jornalintegra@hotmail.com

Jornal Deutsche Integration
Rua Germano Hentschke, 378
Agudo/RS

Fone: (55) 3265.2637
E-mail: jornalagudo@gmail.com