Previous
Next

DIU passa a ser ofertado gratuitamente em Faxinal do Soturno

As mulheres de Faxinal do Soturno que tiverem interesse em utilizar o DIU como método contraceptivo podem procurar a Unidade Básica de Saúde da sede ou o Posto de Saúde do Distrito de Santos Anjos e fazer sua solicitação.

O DIU – sigla de Dispositivo Intrauterino – é uma pequena peça de polietileno em forma de “T” que é introduzido no útero servindo como método anticoncepcional. O DIU ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é o de cobre, que não possui hormônios. Ele sempre deve ser introduzido por médico ginecologista em hospitais ou consultórios especializados. As faxinalenses que quiserem aderir ao DIU farão a colocação junto ao Hospital de Caridade São Roque.

Entre as vantagens do uso do DIU em relação ao uso da pílula, pode-se destacar a menor presença de efeitos colaterais em relação à pílula, especialmente por não possuir hormônios que desencadeiam alterações na libido, no humor e aumento de peso. Além de ser um método 99% eficaz, o DIU não provoca inchaço, pode ser colocado após o parto – respeitando o puerpério de 40 dias – e também quando a mulher está amamentando. Em caso de uso de antibióticos, os mesmos não “cortam o efeito” contraceptivo com a utilização do DIU de cobre, além da vantagem de não precisar lembrar todos os dias de tomar a pílula.

Mesmo sendo um método contraceptivo de grande eficácia, ele não previne contra infecções sexualmente transmissíveis. Por isso, a recomendação é que se faça uso de preservativos em todas as relações sexuais.

As mulheres que tiverem interesse em utilizar o DIU ou que queiram esclarecer dúvidas a respeito do método contraceptivo podem procurar as enfermeiras Bárbara (na UBS da cidade) e Paola (no Posto de Santos Anjos) para passar por uma avaliação inicial e, após, serem encaminhadas ao médico ginecologista no Hospital. Podem aderir ao DIU mulheres de 15 a 50 anos que passarão por avaliação médica, exame preventivo (realizado no Posto de Saúde) e ultrassom transvaginal (realizado no Hospital). Ambos os exames serão custeados pelo Município, através da Secretaria de Saúde.

“O DIU faz parte do planejamento familiar, evitando a gravidez indesejada. No momento que a mulher decidir engravidar, o DIU pode ser removido pelo ginecologista”, esclarece a enfermeira Bárbara, da UBS da sede.

Fonte: Prefeitura de Faxinal do Soturno

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+

Rádio Integração FM 98,5

Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261 1030  |  3261.1270  |  3261 1707

radio-integracao@hotmail.com