Cultura, magia e teatro na Quarta Colônia

Com o objetivo de proporcionar atividades lúdicas e criativas e promover o desenvolvimento cultural, o Grupo Pregando Peça de Santa Maria promove, a partir da próxima semana, o Projeto Cultural ‘Brinquedo Mágico’.

O cronograma (veja abaixo) inicia na segunda-feira, dia 15, em Faxinal do soturno e segue até no mês de maio, com diversas ações culturais nos municípios da Quarta Colônia, contando com apresentações do espetáculo de teatro de bonecos “O Brinquedo Mágico”, contação de histórias e oficina de contação de fistórias para professores.

O projeto é financiado via Lei Estadual de Incentivo à Cultura – LIC/RS, e tem o patrocínio da Nova Palma Energia.

O Brinquedo Mágico

A peça ‘O Brinquedo Mágico’ conta a história de dois amigos, Clara e Pedro, que resolvem brincar em uma praça abandonada, e lá encontram diversos materiais que estimulam a criatividade e os fazem resgatar muitas brincadeiras de criança. Numa dessas brincadeiras eles têm a grande ideia de construir um brinquedo mágico, e viajar pelo mundo da diversão e da imaginação.

O espetáculo busca de maneira criativa e engraçada, resgatar as brincadeiras infantis junto com os amigos, provocando o olhar do espectador para a importância das brincadeiras de criança, como correr, pular e construir, e que estimulam o relacionamento interpessoal, a amizade, o companheirismo e o espírito coletivo, deixando um pouco de lado o universo tecnológico e os relacionamentos virtuais.

Contação de histórias

É um espetáculo criado para trabalhar de forma lúdica e sensível as possibilidades de transformação, de tudo que nos cerca, pelo olhar e fazer poético. Também aborda questões referentes à mediação de leitura através da utilização de truques de mágica, do livro como objeto cênico, brincadeiras imaginativas, bolhas de sabão gigantes. O personagem “Poéto-contador e encantador de histórias” chega ao local cheio de estórias e magia, logo convida o público para as possibilidades da poesia que nos cerca. Ao longo do espetáculo vai transformando todos os elementos que carrega consigo em magia, poesia e ludicidade. No final a maior de toas as magias é revelada: “Acreditar e fazer acreditar é a maior magia de todas”. Eu acredito nas bolhas!

Oficina de contação de história

A capacitação para os professores visa promover o desenvolvimento cultural, ampliar o conhecimento e fomentar práticas artísticas incentivando as experiências presenciais, o espírito coletivo e as relações interpessoais.

A ministrante seráLuciane Caldeira Vilanova – fundadora do grupo de Teatro Pregando Peça em 1984, produtora cultural, graduada em Educação Artística – Habilitação Artes Cênicas (UFSM) e pós-graduada em Teoria do Teatro Contemporâneo (UFRGS), Gestão Cultural (SENAC), Estudos Avançados em Lazer (UFMG) e Gestão da Inovação (UNISINOS).

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES

15 de abril – Faxinal do Soturno

10h – E.M Paulo Freire – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

15h – CTG Coração do Rio Grande – Teatro – O BRINQUEDO MÁGICO

16 de abril – São João do Polêsine

10h – Salão Paroquial – Teatro – O BRINQUEDO MÁGICO

17 de abril – Silveira Martins

10h – Sociedade Agrícola – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

15h – Sociedade Agrícola – Teatro – O BRINQUEDO MÁGICO

18 de abril – Nova Palma

10h30min – EMEI Aquarela – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

14h – Escola Tiradentes – Teatro – O BRINQUEDO MÁGICO

2 de maio – Ivorá

14h – Clube União – Teatro – O BRINQUEDO MÁGICO

3 de maio – Dona Francisca

14h – Clube Franciscano – Teatro – O BRINQUEDO MÁGICO

4 de maio – Faxinal do Soturno – Expofax Colônia

16h – Feira do Livro – Teatro – O BRINQUEDO MÁGICO

18h – Feira do Livro – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

5 de maio – Faxinal do Soturno – Expofax Colônia

14h30min – Feira do Livro – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

16h – Feira do Livro – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

6 de maio – Restinga Sêca 

14h -Teatro – O BRINQUEDO MÁGICO (local a confirmar)

22 de maio – Faxinal do Soturno

Clube Cruzeiro – OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA PROFESSORES

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

Rádio Integração FM 98,5
Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261.1030 | 3261.1270 | 3261.1707
E-mail: radio-integracao@hotmail.com