Previous
Next

Alunos da Dezidério Fuzer criam jornal online ‘Jornal da D.F.’

Coordenados pela professora de Português, Cristina Severo, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dezidério Fuzer, localizada em São Miguel, lançaram neste mês de março, a primeira edição do jornal online intitulado ‘Jornal da D.F.’

A professora conta que a ideia de trabalhar com jornal online surgiu da necessidade de relacionar os objetos de aprendizagem da disciplina com a tecnologia, que exerce grande atração sobre os jovens. “Ao mesmo tempo, esse formato de jornal não tem custo e permite preservar o meio ambiente, pois não há consumo de papel. Além disso, é um valioso instrumento pedagógico que aborda as 10 competências da Base Nacional Comum Curricular”, destacou.

O jornal tem a participação de todos os alunos do 6º ao 9º ano e Classe de Aceleração. O projeto começou dia 25 de fevereiro, com a escolha do nome do jornal pelos próprios alunos e a distribuição de cargos como diretor de redação, editor, repórter, ilustrador, diagramador, fotógrafo e revisor. Em seguida, os alunos começaram a sistematizar os conhecimentos sobre os gêneros textuais jornalísticos, para, a partir de então, decidir as pautas e produzir os textos.

Os alunos escrevem os textos a mão e a professora Cristina digita e faz a diagramação.  “O ideal seria que o próprio aluno digitasse e diagramasse seus textos. Assim, a principal necessidade do projeto é de computadores e notebooks. Solicitamos doação de notebook ou computador em bom estado de funcionamento para auxiliar a potencializar os resultados do projeto”, reivindicou a professora.

Além de algumas atividades desenvolvidas na escola, a primeira edição destaca o aniversário de 60 anos de Restinga Sêca e traz uma entrevista exclusiva com o prefeito Paulo Ricardo Salerno.

Alunos da turma de aceleração da Escola Dezidério Fuzer, acompanhados pela professora, Cristina Severo e a diretora, Adriana Ortiz, que entrevistaram o chefe do executivo

Após a publicação do jornal, a professora observou que os alunos tiveram aumento de autoestima, por verem que são capazes de produzir algo novo, diferente e interessante. “Ao mesmo tempo, os alunos estão empolgados para a produção dos textos da próxima edição”, comentou.

O jornal tem periodicidade mensal, tendo o lançamento da próxima edição previsto para o dia 25 de abril.

Clique AQUI e acesso o jornal online ‘Jornal da D.F.’.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+

Rádio Integração FM 98,5

Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261 1030  |  3261.1270  |  3261 1707

radio-integracao@hotmail.com